Qual isolamento térmico usamos

Isolamento térmico é uma das partes mais importantes na construção de um motor home. Pois é o que garantirá todo o conforto nos climas mais variados possíveis, tanto no frio como no calor. Além disso, é a única parte que não permite adaptação futura, já que sua casa inteira será montada por cima dele!

Por conta desses fatores acima, principalmente pelo fato de não conseguirmos alterar futuramente, decidimos investir no melhor isolamento térmico que encontramos no mercado.

Maaas, antes de contar para vocês como montamos nosso isolamento térmico, é preciso entender as diferentes formas de troca de calor que existem, ou seja, o que faz com que um ambiente seja mais quente ou mais frio, e para isso vamos voltar um pouco para a época de escola.

Existem 3 formas de troca de calor:

  1. Condução

Ocorre através da transferência de calor entre dois materiais, ao colocar uma ponta de ferro no fogo por exemplo, terá uma agitação nas moléculas que irão agitar todas aquelas que estão em contato com o material, fazendo com que toda a superfície se aqueça, logo a outra lateral dele também esquentará. No nosso caso a lataria do carro que esquenta ou esfria e transmite esse calor para dentro do veículo.

  1. Radiação

Todo objeto emite radiação térmica, e essa radiação está diretamente ligada a temperatura do objeto. A radiação é passada no vácuo, ou seja, não é necessário estar em contato com o objeto para ter transferência de calor. Um exemplo simples de radiação são os raios solares (mesmo sem contato direto com o sol ele é capaz de esquentar a terra).

  1. Convecção

Acontece na troca de calor por gás ou líquido, nesse caso o quente tende a subir e o frio a descer, pensando em uma panela, o fogo está em contato com a parte de baixo da panela cheia de agua, a agua do fundo ira esquentar e subir, trocando de lugar com a agua fria que passará a estar em contato com o fogo na parte de baixo, logo toda a agua esquentará ao termino do processo. No nosso caso se refere a ventilação do motorhome, ou seja, a troca de ar quente e ar frio.

Após entender como funciona a troca de calor é possível minimizar elas, proporcionando um melhor isolamento térmico. Não existe fórmula certa para montar o seu isolamento térmico, cada caso é um caso, deve-se escolher aquele que faz mais sentido para você.

QUAL MATERIAL USAMOS?

Para a condução existem diferentes materiais a serem utilizados, como isopor, lã de vidro, lã de rocha, placa de poliuretano e por aí vai, cada um desses materiais possui um preço diferente e uma resposta diferente quanto a condução do calor. Nós optamos pela placa de poliuretano rígida vendida pela Sulfibra group. Trata-se do melhor material que encontramos no mercado (melhor resultado de condução de calor), que pode mudar a temperatura interna em até 8 graus célsius com relação a exterior (é a mesma tecnologia utilizada por caminhões frigoríficos). Além disso a Sulfibra group entregou com muita rapidez o material e eles mesmo já vendem a cola específica para aplicação, o que ajuda muito no processo.

Já a radiação, é quase uma unanimidade utilizar a manta aluminizada, existem diferentes tipos de mantas a serem usadas, pode ser de face única ou dupla e de se colocar por cima do telhado, por baixo ou colada. Nós optamos por comprar a manta aluminizada face dupla (por ter uma melhor eficiência que a face única) por baixo do telhado. Essa manta deve ter um espaço de pelo menos 2cms da lataria do carro para que funcione com a melhor eficiência, sendo assim, optamos por colocar ela por cima do nosso isolamento de condução, o que garante o espaço correto já que as placas de poliuretano utilizadas têm mais de 2 cm de espessura.

Por último, mas não menos importante, temos a convecção. Para isso é necessário você pensar na troca de ar entre o ambiente externo e o interno, quando essa troca não é bem-feita pode causar umidade no ambiente, o que estragaria os moveis de madeira, além de poder causar risco a saúde, pela não entrada de oxigênio. No nosso caso optamos por colocar 3 janelas (uma na cozinha, uma no quarto e uma na sala), um exaustor (localizado no banheiro para retirar a umidade do local), uma claraboia (optamos por um modelo importado que permite a troca de ar mesmo quando fechada, sendo assim existe a troca mesmo em dias de chuva), climatizador (optamos pelo modelo serie 7 da resfriar que tem o melhor desempenho do mercado e já vem com reservatório de agua embutido) e colocaremos grelhas na lataria em pontos estratégicos (do lado do botijão de gás e do aquecedor e próximo as baterias, para permitir o ar quente de sair e proteger contra qualquer vazamento toxico).

Quer saber como fizemos a aplicação do material? dá uma olhada nesse vídeo que fizemos mostrando o passo a passo:

Ficou com alguma dúvida sobre nosso isolamento térmico? manda uma mensagem aqui embaixo e nos te ajudaremos a entender melhor e tomar um bom caminho.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *